Matérias Primas
PEBD - Polietileno de baixa densidade
PEAD - Polietileno de alta densidade
PP - Polipropileno
BOPP - Polipropileno bi-orientado
LLDPE - Polietileno linear
O bi-axially oriented polypropylene (BOPP) ou película de polipropileno biorientada é um tipo de plástico encontrado em embalagens de alimentos como biscoitos, sopas instantâneas, cafés, chocolates etc. O aspecto pode ser metalizado, transparente e perolado.
As propriedades físicas do BOPP são excelentes para o bom condicionamento de alimentos evitando o contato do produto com gases, oxigênio, variações de temperatura e umidade. O BOPP é facilmente impresso, formando embalagens vistosas alem de ter excelente deslizamento nas máquinas de empacotamento.
É largamente utilizado nas indústrias de alimento.
O polietileno linear é um polietileno de baixa densidade, com características de resistência e soldabilidade excepcionais, normalmente adicionado aos demais materiais para se obter propriedades mecânicas especiais. Também é utilizado quase puro (90 %) para vários tipos de sacarias leves de forma a garantir resistência com baixas espessuras. Neste caso, por ser muito duro, exige maquinas especiais para o seu processamento, como os disponíveis em nossa empresa.
O polipropileno é normalmente utilizado onde se faz necessária uma barreira contra oxigênio, pois é duas vezes mais eficiente do que o polietileno de baixa densidade. Alem disso é um material com excelentes qualidades óticas, sendo transparente e brilhante o que valoriza o produto embalado. Sua soldabilidade é mais pobre assim como sua resistência a baixas temperaturas, porem estes fatores é largamente compensado pelas suas demais qualidades, desde que dirigido para embalagens leves.
Um subproduto do PP, o BOPP, Polipropileno Bi- Orientado, muito utilizado para embalagem externa de cigarros, tendo como vantagem o seu brilho e transparências excepcionais, sua resistência, sua espessura uniforme, alem de possuir direção de rasgo quando orientado.
A empresa utiliza, dentre os vários polietilenos de alta densidade, os de alto peso molecular, em função de sua grande resistência ao impacto.
O principal produto a que se destina são as sacolas e em especial a do tipo camiseta. Alem disso; e excelente para congelados, pois não adere ao produto empacotado, alem de resistir, sem degradação, a temperaturas de -80 graus centigrados
Solda com facilidade, porem tem um aspecto opaco de papel manteiga.
A empresa utiliza, dentre os vários PEBD, os tipos CONVENCIONAIS, INDUSTRIAIS e os SEMI-INDUSTRIAIS, cada qual com as suas características óticas, de resistência ao impacto, de soldabilidade, de deslizamento etc... .e para cada produto fabricado 'e utilizado o material mais adequado
Os materiais do tipo CONVENCIONAIS são transparentes, deslizam, tem brilho, tem boa soldabilidade e se prestam a fabricação de sacarias leves com soldas nas laterais
Os materiais INDUSTRIAIS e SEMI-INDUSTRIAIS são mais opacos, tem muita resistência, não deslizam e se prestam a fabricação de sacarias pesadas, ou para líquidos, ou ainda que necessitem ser empilhadas sem escorregar.
Adicionalmente estes materiais se prestam a fabricação de bobinas contrateis alem de varias outras aplicações.
Na maior parte das vezes, é utilizada à solda de fundo na fabricação de sacos com estes materiais.